Para quem é obrigado a recorrer aos fármacos, diariamente ou mesmo ocasionalmente, é importante que tenha conhecimentos destes alimentos que nunca devem ser misturados/juntos com os medicamentos farmacêuticos.
As bananas, laranjas e vegetais de folha verde não devem ser consumidos por quem esteja a tomar medicação para regular a pressão sanguínea. O exagerado nível de potássio desta combinação pode levar a senti palpitações.
Os vegetais de folha verde não são aconselhados a quem esteja a tomar anticoagulantes, pois estes alimentos são ricos em Vitamina K – que estimula a coagulação.
Limas e Limões devem ser evitados caso esteja a tomar medicação para a tosse – sobretudo se esta medicação tiver na sua composição dextrometorfano – pode gerar sonolência ou em casos mais agudos alucinações.
O consumo de álcool deve ser totalmente eliminado no caso de medicação como anti-histamínicos, analgésicos ou específica para diabetes – pois esta mistura causa enorme pressão no fígado.
No caso de tratamentos de bronquite ou asma o consumo de café deve ser evitado, pois este inibe o efeito de relaxamento muscular provocado pelos medicamentos destas condições.
A toma de antibióticos deve ser sempre com água; nunca com leite de origem animal pois este anula o efeito do fármaco.
No caso de tomar antidepressivos deve evitar salmão fumado, salame e paté – pois estes alimentos quebram os ácidos gordos e podem provocar mudanças de humor e enxaquecas.