Fumo preto de escape: tudo o que precisa de saber

Atualizado em 3 Agosto, 2020

Sabes o que significa e as consequências? Multas pesadas e não só! Imagina aquelas vezes em que vais a conduzir, e o carro à tua frente lança um fumo preto pelo escape, que nos tapa completamente a visão. É uma situação bastante comum e é rara a semana em que não nos cruzamos com um veículo que se encontra nestas condições.

Conheça a lei e evite as coimas!

A questão que se coloca é, sabes o que significa esse fumo preto e quais as consequências para ti e para o veículo?

Custos do fumo preto de escape

Pois fique a saber que, se é o caso do seu carro, está a perder dinheiro. O fumo negro, por norma, representa um excesso de combustível a ser queimado pelo motor do seu carro. Isto é, está a gastar mais combustível do que deveria!

O que causa fumo preto do escape

Para além disso, faz a carbonização das velas, que por sua vez prejudica a sua ignição e prejudica também o desempenho do veículo. A situação anterior, é a mais comum, mas este tipo de problema, poderá estar também relacionado com a sobrecarga/sobretaxa de compressão do motor ou até mesmo, de um desequilíbrio na relação à mistura, ar/combustível.

fumo preto de escape

Problemas na injecção do veículo, é também responsável pela emissão elevada de fumo preto. Seja qual for a causa, o importante é levar o seu carro a uma oficina para resolver o problema.

Para além deste problema mecânico saiba que se habilita a levar uma multa por estar a poluir o meio ambiente, e caso o agente assim entenda, pode enviar o seu veículo para uma inspecção do tipo B, que só por si são várias centenas de euros… e avisamos que as coimas não são pequenas.

Impacto no meio ambiente

O fumo negro, para além de ser prejudicial à saúde de que todos nós respiramos, extrapola as quotas de poluição estabelecidas pela União Europeia para o país. Neste sentido, artigo 79.º do Código da Estrada prevê que quando há emissão “fumos ou gases em quantia superior à fixada em regulamento”, o condutor poderá ser autuado com uma coima que vai dos 120 aos 600 euros.

E todos sabemos que a polícia não perdoa e tem objetivos a cumprir.

Se o seu veículo está nesta situação resolva o problema o mais rápido possível, pelo ambiente, pela sua carteira e pela carteira do nosso país!