Peixe “transgênico” geneticamente modificado aprovado para consumo humano gera grande polêmica

A FDA acaba de aprovar recentemente a venda e o consumo de peixe geneticamente modificado, apesar da indignação pública e testes insuficientes. Este é o primeiro animal geneticamente modificado a ser permitido nos nossos pratos. Este salmão GMO(geneticamente modificado), também conhecido como “frankenfish”, representa muitos riscos para os consumidores e uma população de salmão já ameaçada. Este será o primeiro animal transgênico para entrar no nosso sistema alimentar.

 

O frankenfish pode crescer duas vezes mais rápido que a sua contraparte selvagem e foi projetado pela AquaBounty Technologies. Como a FDA e AquaBounty não conseguiram realizar estudos suficientes sobre o peixe, o consumo dessa criatura geneticamente modificada poderá ter riscos extremos para a saúde. O processo de revisão pela FDA falhou e faltou análise abrangente que examinaria como esse salmão impactaria a saúde do consumidor e o futuro do consumidor. Andrew Kimbrell, diretor executivo do Centro de Segurança Alimentar, diz que “esta decisão estabelece um precedente perigoso, reduzindo os padrões de segurança neste país”.
[adinserter block=”8″]

A FDA considerou apenas dois estudos, ambos apresentados pela AquaBounty. Um dos estudos foi tão mal conduzido que a FDA até admitiu que demonstrou “nenhuma conclusão confiável”. Os estudos mostram um aumento dramático dos níveis hormonais e alérgenos neste salmão de OGM.

É assustador pensar sobre em que afeta estes níveis hormonais e os alérgenos podem ter sobre seus consumidores. O salmão será produzido no Panamá e levado aos Estados Unidos para consumo.

Os hormônios de crescimento são injetados em ovos fertilizados para criar um salmão estéril que crescerá quatro vezes maior e quatro vezes mais rápido. Pesquisadores da Purdue University publicaram um artigo citando as possíveis ameaças e riscos ambientais associados ao salmão de OGM.

Este peixe pode ter um enorme impacto negativo em outras populações de peixes, se e quando alguma vez escapa para a natureza. A eventualidade deste acontecimento é considerada uma certeza, dada a evidência passada de outras populações de salmão de viveiro.

Qual a pior parte? Este salmão OGM não será rotulado. Scott Faber, diretor executivo do grupo de rotulagem pro-GMO, Just Label It, pensa que isso é uma indignação. “A decisão de aprovar o salmão de OGM sem uma divulgação obrigatória é mais um exemplo de como a política desatualizada da FDA mantém os consumidores no escuro”.
[adinserter block=”8″]

A decisão da FDA é uma grande vitória para alimentos geneticamente modificados e uma enorme perda para a saúde de nossa nação. Este será um enorme experimento e uma batalha que ocorrerá diretamente em nossos pratos de jantar. É nosso dever trazer luz para esta situação injusta e exigir que o salmão de OGM seja rotulado.

 

 
Ariana Marisol é uma escritora contribuinte para REALfarmacy.com. Ela é uma entusiasta da natureza ávida, jardineiro, fotógrafo, escritor, caminhante, sonhador e amante de todas as coisas sustentáveis, selvagens e gratuitas. Ariana se esforça para aproximar as pessoas de sua verdadeira fonte, a Mãe Natureza. Ela está atualmente terminando o ano passado no Evergreen State College obtendo seu diploma de graduação em Design Sustentável e Ciência Ambiental. Acompanhe suas aventuras no Instagram.