3 HOMENS NA SUÉCIA TRANSMITIRAM VlOLAÇÃO EM DIRETO NO FACEBOOK

Caso aconteceu na Suécia, domingo passado, e chocou o país. A polícia já confirmou o incidente e deteve três homens. Foi aberta uma investigação

De acordo com a polícia local, o estupro grupal aconteceu neste domingo, 22/1, em Uppsala, uma localidade a cerca de uma hora da capital, Estocolmo. Lisa Sannervik, porta-voz da polícia, explicou à Reuters que “pessoas que viram o direto, no Facebook, contactaram a polícia a dizer o que se estava a passar”.

“O crime foi transmitido em direto no Facebook”, informaram as autoridades da Suécia em uma nota sobre o crime.
[adinserter block=”8″]

Diversos usuários da rede social que assistiram em direto pelo Facebook denunciaram o caso a polícia sueca. Segundo as autoridades, os três homens presos nasceram entre 1992 e 1998, enquanto que a vítima é de 1998.

Jornais e sites da Suécia informaram que o vídeo foi removido do Facebook. A polícia pediu para todos que tiverem uma cópia do conteúdo que o entreguem o quanto antes. Apesar dos pedidos das autoridades, para que quem tivesse uma cópia do filme entregasse a mesma, até esta terça-feira, nada chegou ao departamento da polícia.

Este caso é o último a levantar questões de ética sobre a política de transmissões em direto do Facebook e outras redes sociais. Qualquer pessoa pode, através do seu telemóvel, fazer uma transmissão. Mas ao contrário das televisões e meios de comunicação social tradicionais, sujeitos a regulamentos, na Internet não há restrições.