O que aconteceria ao Mundo se as baratas simplesmente deixassem de existir

É provável que você nunca tenha pensado por este lado, mas as baratas, como o resto dos seres vivos e, em particular, os insetos, são uma fonte de alimento de grande importância para criaturas como as aves, os mamíferos insetívoros, os anfíbios e outros insetos, etc.

Inclusive, em certas culturas, as baratas também são importantes para o homem.

Apesar de nenhum animal basear sua alimentação exclusivamente nas baratas (ou seja, se extintas não fariam outras espécies sumirem completamente), as possibilidades de sobrevivência das espécies que se alimentam delas seriam menores e suas populações diminuiriam consideravelmente, o que poderia levar à multiplicação de outras pragas e desequilibrar o ecossistema.

O que aconteceria se as baratas fossem extintas?

Um exemplo concreto seria a redução das populações de ratos e camundongos, que possuem parte considerável de sua dieta composta pelas baratas. Se esses pequenos roedores perderem essa fonte de alimento e se sua população silvestre reduzisse, isso provocaria danos enormes em populações de animais como as águias e outras aves de rapina; os felinos, os coiotes, os lobos e muitos répteis.

Por outro lado, existe também a contribuição das baratas para o ciclo de nitrogênio, algo vital para o funcionamento do planeta.
[adinserter block=”12″]

É que a maioria das baratas se alimenta de matéria orgânica em decomposição. Esse material retém em sua estrutura grandes quantidades de nitrogênio, e, ao ser consumido constantemente por milhões e milhões de baratas, essa matéria passa pelo trato digestivo do inseto convertendo-se em fezes.

Ao caírem na terra, essas fezes liberam mais facilmente os produtos nitrogenados que logo são aproveitados pelas plantas, garantindo, assim, a saúde dos bosques, campos e demais ecossistemas e, indiretamente, a todos os seus habitantes.