Atualizado em 1 Setembro, 2017
É muito importante que conheças este perigo, pois os afogamentos devido à falta do seu conhecimento são milhares todos os anos.
Quando pensamos em férias, a primeira coisa que nos vem à mente é a praia. Logo que as temperaturas começam a subir consideravelmente, dar um belo mergulho no mar é uma das melhores coisas do mundo.
Mas a verdade é que existem vários riscos no mar que quase toda a gente desconhece. Um dos mais comuns é a chamada “ressaca”. Estas correntes ocorrem perto da costa, e são as que originam o arrastar no mar irremediável e perigoso.
Agora vamos informar sobre as correntes de retorno, mais conhecidas por ressacas: o que são, por que ocorrem, como as reconhecer e qual a melhor maneira de escapar delas.
As ressacas são responsáveis por milhares de afogamentos a cada ano. Elas ocorrem mais frequentemente quando a maré está baixa. Se você é um nadador profissional, sabe que nadar contra uma ressaca é inútil. Mas antes de saber como escapar essas correntes é melhor aprender a reconhecê-las.
Essas ondas parecem um rio no meio do mar, embora nem sempre sejam visíveis a olho nu.
Normalmente, a ressaca forma-se quando as ondas irregulares quebram contra a costa, de acordo com as características topográficas da praia em questão. Estas correntes pode arrastar um nadador para o mar numa questão de segundos.
Combater essas correntes é inútil, e só se vai cansar cada vez mais. A maioria dos afogamentos ocorrem precisamente por que o nadador acaba por ficar esgotado. A melhor maneira de escapar é nadar paralelamente à costa até que estejamos fora da ressaca. Pode parecer que nos estamos a afastar da praia, mas depois de sairmos dessas correntes perigosas podemos voltar à costa com pouco esforço.
[adinserter block=”8″]
Quando as praias se estendem ao longo de vários quilómetros, não é raro encontrar algumas dessas correntes. Portanto, o melhor é estar atento as características das ondas, especialmente se tiver crianças pequenas a brincar junto ao mar.
Observar a praia e saber como escapar de uma corrente de retorno (ressaca) pode fazer com que as suas férias de praia sejam muito mais seguras!
Partilha com todos os teus amigos! O conhecimento disto pode salvar vidas!