Mulher leva esta cachorrinha de rua para casa. Então ela faz isso com a bichinha. Isso me fez chorar.

Kathy Alston é uma veterinária de St. Kitts, no Caribe, e sabe muito bem como cães de rua são um problema na ilha. Os cães que vivem lá comem lixo, irritam os moradores e assustam os turistas. E, apesar dos esforços feitos pelas organizações de proteção animal em manter a população canina sob controle, eles continuam a se multiplicar.

Então, quando Kathy recebeu uma ligação de uma amiga que tinha encontrado uma cadela de rua que precisava de ajuda, a dedicada veterinária não hesitou nem um segundo.


Mesmo sempre tendo feito a sua parte para cuidar dos muitos cães de St. Kitts, ela sabia que esse caso seria especial. No passado, ela sempre abrigava animais, devolvia a saúde deles, e depois encontrava um lar para eles, mas dessa vez seria diferente.

Quando Kathy encontrou a cachorrinha deitada na rua, a primeira coisa que ela notou foi seu abdômen distendido. Ela tinha quase certeza do que significava, mas se aproximou para examinar.

Para alívio de Kathy, a causa do barrigão não era doença e, assim como ela suspeitou, a cadela estava grávida e logo daria à luz. Ela levou rapidamente sua nova paciente para casa e preparou tudo para o parto. “Minha mãe queria que a cachorra estivesse em um local seguro para dar à luz”, lembra Alice, filha dela.

Kathy podia ver claramente que a futura mamãe tinha apenas seis meses, ela mesma ainda era um filhotinho. Viver nas ruas e estar grávida tinha sido muito duro para ela, ela estava muito agitada. A única coisa que Kathy pôde fazer foi tentar acalmá-la e trazer sua ninhada ao mundo em segurança.

Algumas horas depois, as contrações dela começaram. Logo os filhotinhos começaram a aparecer: um, dois, três… no final, a corajosa cadelinha era mãe de seis.


Tudo parecia bem a princípio, mas então Kathy notou que um dos recém-nascidos não estava respirando.

Instintivamente, Kathy tentou ressuscitar o filhote. Enquanto ela massageava o pequeno peito dele, ela pôde ver o olhar de preocupação no rosto da mãe. Mas depois do que pareceu ser uma eternidade, Kathy pôde finalmente sentir o leve batimento do coração do filhotinho. Enquanto o batimento se fortalecia, ela pôde ver claramente que ele estava respirando normalmente e até começou a se movimentar.

Quando o dramático parto terminou e todos os filhotes estavam a salvo, Kathy se deu conta de que ainda não tinha dado um nome à mãe, então ela decidiu chamá-la de Jo Ellen.

Depois do parto, Jo Ellen estava compreensivelmente exausta. Mas ela ainda tinha energia suficiente para cuidar de seus filhotinhos.

Jo Ellen se tornou uma mãe maravilhosa e todos os seus filhotes estavam saudáveis e crescendo rápido. Kathy não poderia estar mais orgulhosa de sua paciente e sua família: “Os filhotes estão trabalhando duro no quesito caminhar e estão começando a pegar o jeito.”

Parecia que a história já tinha um final feliz, mas a boa sorte não acabou aí. Kathy conseguiu encontrar um lar para a maioria dos filhotes e está otimista de que todos eles logo terão donos amorosos.

Você pode dizer que Kathy estava apenas fazendo o seu trabalho como veterinária quando resgatou Jo Ellen das ruas, a ajudou a dar à luz e salvou um de seus filhotes da morte certa, mas considerando a frequência com que ela fez algo semelhante pelos animais da ilha onde vive, fica claro que ela dá um novo sentido ao termo “amante de animais”. Continue com o bom trabalho, Kathy!