“Não sacrifiquem a maternidade pelo trabalho, ninguém vos vai agradecer por isso”estas foram as ultimas palavras da ministra Espanhola

A Ministra Espanhola que faleceu em 2017 fez um discurso três dias antes de perde a vida. O seu discurso, anos depois, continua atual e a fazer parte de uma partilha constante pelas redes sociais.

Carme Chacón tornou-se num símbolo de luta. A luta pela igualdade de género no nosso país vizinho, a Espanha. Foi a primeira mulher a ser nomeada para Ministra da Defesa.

Não foi nada fácil para ela, pelos “vexames machistas que Carme Chacón sofreu por ser ministra da Defesa e mulher”, conta o El País.

Faleceu com o síndrome do “coração invertido” mas as suas palavras ainda hoje fazem eco nas redes sociais.

Eis algumas frases que vão deixar qualquer pessoa a pensar, organizadas por tópicos, recolhidas pelo Observador.

Sobre a vida política:

“Perguntam-me muitas vezes em que dia decidi fazer política. Alguém me disse um dia: olha, eu nunca fui jovem, a história do meu país roubou-me a juventude, e quero que entendas que às vezes preciso de comprovar coisas que nunca vivi e que às vezes preciso de viver. Desde esse momento, tive a sensação de que tinha uma espécie de obrigação de que nunca uma neta ou um neto escutem uma frase como esta do seu avô.”

“A política rouba-te muitíssimo tempo. O tempo do ócio, os fins de semana, e sobretudo rouba-te o anonimato. Por isso, há que saber o que te move, porque estás ali. Há dias maus, há dias péssimos, mas saber qual é o motor, quais as motivações, é o que nos faz melhorar.”

“Aprendi com Felipe González a ter empatia, a ser capaz de me pôr nos sapatos do outro. Seguindo estes parâmetros, aprendi que para o êxito da minha gestão à frente do Ministério da Defesa, ia, em primeiro lugar, saber o que é que queria fazer nos meus quatro anos à frente do mesmo, qual era a marca que queria deixar ali.”

Sobre a maternidade e os direitos das mulheres:

“Se quiserem ser mães, não sacrifiquem a vossa maternidade pelo trabalho. Ninguém vos vai agradecer por isso. O mesmo para os homens. Desfrutem. Podem fazer-se, sem dúvida nenhuma, ambas as coisas.”

“Como disse Giaconda Belli: “Não há nada mais poderoso do que uma mulher. Tem mais poder do que o músculo. Tem mais poder do que as armas. Não há nada mais poderoso do que uma mulher, porque tem por detrás o poder da Igualdade. Tem por detrás o poder de todas as mulheres.”