A União Europeia tenciona proibir o consumo de tabaco em todos os espaços públicos

Atualizado em 5 Agosto, 2019

Se voce aprecia depois de um banho na praia um cigarrinho ou enquanto toma conta do seu filho no parque fique a saber que isso esta prestes a acabar.

A União Europeia tenciona proibir o consumo de tabaco em todos os espaços públicos, nomeadamente praias, parques infantis.

O anúncio foi feito pelo comissário europeu da Saúde e Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis, que pretende reduzir o consumo de tabaco na Europa, que anualmente mata 6 milhões de pessoas em todo o Mundo. O comissário deixou ainda claro que é necessário fixar uma idade mínima para se fumar e aumentar a consciencialização nas escolas.

“Precisamos de mais medidas e a aplicação das leis existentes para uma mudança real no terreno”, disse Andriukaitis

Ele também alertou na VII Conferência Tabaco e Saúde, organizada pela Liga Portuguesa contra o Cancro, no Porto que os cigarros eletronicos devem ser vistos somente como medida para quem quer deixar de fumar e não uma nova moda que pode atrair crianças ao vicio do tabaco.
“Estes cigarros são vistos como uma alternativa para deixar de fumar. Se o são, devem ser autorizados como produtos farmacêuticos e vendidos em farmácias”, frisou.
O mesmo ocorre com cigarros com sabor e aromas.
A comissão europeia chegou mesmo a congratular o facto de Portugal ter sido um dos primeiros a aplicar a diretiva comunitária sobre o tabaco, que proíbe produtos “atrativos e com sabor”. “O tabaco deve saber a tabaco, não tem de saber a perfume ou a batom, porque isso torna-se atraente para que as crianças comecem a fumar”.

Andriukaitis apelou aos estados-membros para que utilizem todos os instrumentos à sua disposição de forma a travar “o flagelo mundial” que é o tabaco. “É necessário que todos trabalhem em conjunto para tornar a Europa uma zona livre de tabaco.”
O que acha destas novas medidas? Concorda? Partilhe!